Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma definição às avessas

     Canso de ler textos que tentam frequentemente definir o que é o amor. Desde os tempos mais remotos o homem vem tentando insistentemente alcançar essa proeza. Há quem diga que esse sentimento sublime é multifacetado e há quem diga o contrário... Uns dizem ser eterno... Outros finito... Enfim, é possível que continuemos a existência inteira na luta por essa definição e não cheguemos a lugar algum.
   Diante dessas racionalizações percebo que sou mais uma no meio da multidão perdida , buscando alcançar talvez, o inatingível. Posso até não saber o que é de fato o maior dos sentimentos, mas... a vida tem me ensinado melhor do que ninguém, às vezes até com mãos de ferro, o que NÃO é o amor  e a também desmistificá-lo. Quer um exemplo disso? Vamos lá. 
   Magoar, ferir e machucar, são três verbos que costumeiramente dizem não combinar com amar. Bom...então, isso quer dizer que quando amamos jamais fazemos isso. Certo? Errado. Amo profundamente algumas pessoas, entretanto, isso não me impediu,  em algum momento, de tê-las ferido,machucado ou magoado o mesmo acontecendo em relação a mim, tendo em vista que, já fui alvo dos três verbos e nem por isso deixei de amar e ser amada.
   Assim, com base nas experiências que a vida me proporciona e nos caminhos que tenho traçado sei perfeitamente que não é amor e nunca será: ser indiferente ao sentimento do outro, permanecer imóvel diante da consciência de ter ofendido e tornar  o ódio e o rancor mais importantes que o perdão.
   Dessa maneira sigo.  Mais uma no meio da multidão, na tentativa de decifrar esse tão nobre e bonito sentimento que nunca cansarei de perseguir.
  

3 comentários:

Cris disse...

"ser indiferente ao sentimento do outro, permanecer imóvel diante da consciência de ter ofendido e tornar o ódio e o rancor mais importantes que o perdão." Essas palavras foram geniais, Maressa! O amor realmente é um sentimento muito complexo, tanto para definir quanto para sentir. É muito mais fácil não amar do que amar. Parabéns pelo texto, amiga!

Carla Hadad disse...

Realmente Maressa, o amor é uma palavra com N definições, cada um tem sua própria perspectiva em relação a esse sentimento nobre e incoerente. O que nós todos sabemos é que "sem o amor nada seriamos"... rsrsrs. Vamos amar a cada dia, mesmo chorando e mesmo sorrindo!!

Roberta disse...

Amar e ser amado são atos diferentes que só poderiam caminhar juntos, o que infelizmente acontece esporadicamente. Nesse momento posso dizer que estou amando... Se me sinto amada são outras questões... Obrigada por fazer textos que nos remetem a refletir nossas próprias vidas. Bjs e vá em frente!!!